PÁGINA DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA
PLANO DE AULA 01
SOCIOLOGIA
DATA DA POSTAGEM - ATÉ 18/02
19/02/2026 á 28/02/2026
ESTADO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
NOME DA ESCOLA: PROFª. DOLVINA LEITE DE MEDEIROS
PROFESSOR: ROGÉRIO BITENCOURT MARCELINO
Área(s) do conhecimento: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Componente curricular: Sociologia
Ano/Série: 2º ano
Habilidade(s) selecionada(s)
EM13CHS404: Identificar e discutir os múltiplos aspectos do trabalho em diferentes circunstâncias e contextos históricos e/ou geográficos e seus efeitos sobre as gerações, em especial, os jovens, levando em consideração, na atualidade, as transformações técnicas, tecnológicas e informacionais.
Objeto de conhecimento/estudo
Dinâmica de apresentação e socialização dos alunos - Imaginação sociológica (Charles Wright Mills)
Orientações da disciplina para o ano letivo e apresentação dos objetos de Conhecimento para o primeiro trimestre.
Introdução ao tema mostrando os diferentes significados e características do conceito “trabalho” ao longo da história.
A questão do trabalho em Marx, Weber e Durkheim.
As experiências de racionalização do trabalho.
Recomposição de aprendizagem: principais aspectos da origem da Sociologia - Conteúdo 1º ano.
Critério(s) de avaliação
Demonstrar entendimento sobre como os mundos do trabalho são construídos socialmente, e como esses fenômenos mudam ao longo do tempo, refletindo sobre as influências políticas e sociais.
Caminho metodológico
1ª Aula: Dinâmica de Socialização - Na primeira aula, o foco será a socialização dos estudantes, criando um ambiente acolhedor e aberto para que todos se conheçam melhor. A dinâmica será voltada para integrar os alunos ao grupo, estabelecendo uma conexão inicial e proporcionando um espaço de confiança e troca. Esta atividade inicial é essencial para criar um vínculo entre os estudantes e para que, ao longo do curso, se sintam à vontade para participar e colaborar nas discussões e atividades.
2ª Aula: Apresentação dos Combinados da Disciplina -Na segunda aula, serão apresentados os combinados da disciplina, incluindo as orientações gerais sobre a quantidade de avaliações (que serão 3), suas respectivas formas de avaliação, e a explicação sobre recuperações e apresentação dos objetos de conhecimento do primeiro trimestre. Avaliar a importância das transformações no mundo do trabalho e seus impactos nos trabalhadores, nos sentidos do trabalho e na organização social.
Recomposição de aprendizagem: aula expositiva e dialogada com exercícios.
Instrumento de avaliação
Atividades escritas individuais e em grupo (Peso: 10,0)
Texto de estudo (Peso, 10,0)
Debates e exposição de posicionamento sobre a temática (Peso: 10,0)
Recuperação paralela (Peso: 10,0)
Tempo de duração do plano
04 aulas
Referências
SANTA CATARINA. Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense: caderno 2. Secretaria de Estado da Educação. – Florianópolis: Gráfica Coan, 2021.
PNLD- Programa Nacional do Livro didático: VEDOVATE, Fernando Carlo, Coordenador. Sociologia em Movimento. -2ª ed. -São Paulo: Moderna 2016.
PLANO DE AULA 02
SOCIOLOGIA
DATA DA POSTAGEM - ATÉ 28/02
01/03/2026 á 30/03/2026
ESTADO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
NOME DA ESCOLA: PROFª. DOLVINA LEITE DE MEDEIROS
PROFESSOR: ROGÉRIO BITENCOURT MARCELINO
Área(s) do conhecimento
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Componente curricular: Sociologia
Ano/Série: 2º ano
Habilidade(s) selecionada(s)
· Propor ações que modifiquem estruturas institucionais racistas nos lugares de vivência, considerando interseccionalidades de gênero, etnia, classe, da população LGBTQIAP+, das pessoas com deficiência/lesionadas, nacionalidades, entre outros.
· Reconhecer o protagonismo feminino, o da população LGBTQIAP+, das pessoas com deficiência/lesionadas, dos povos afro-brasileiros e dos povos originários, entre outros, por meio da análise de diferentes narrativas, monumentos e documentos históricos e geográficos.
Objeto de conhecimento/estudo
· Dinâmica de apresentação e socialização dos alunos
· Orientações da disciplina para o ano letivo e apresentação dos objetos de Conhecimento para o primeiro trimestre.
· - Juventude e sexualidade;
· - Papéis sociais de homens e mulheres;
Critério(s) de avaliação
· Demonstrar entendimento sobre como os mundos do trabalho são construídos socialmente, e como esses fenômenos mudam ao longo do tempo, refletindo sobre as influências políticas e sociais.
· Capacidade de identificar diferentes sujeitos (indivíduos, movimentos sociais, grupos políticos, etc.) que atuam diretamente na construção e transformação dos mundos do trabalho em diferentes contextos.
· Analisa criticamente o protagonismo feminino, da população LGBTQIAP+, reconhecendo seus papéis históricos, sociais e políticos a partir da interpretação de diferentes narrativas, identificando relações de poder, processos de exclusão e resistência, bem como suas implicações na formação da sociedade contemporânea.
Caminho metodológico
· 1ª Aula: Dinâmica de Socialização - Na primeira aula, o foco será a socialização dos estudantes, criando um ambiente acolhedor e aberto para que todos se conheçam melhor. A dinâmica será voltada para integrar os alunos ao grupo, estabelecendo uma conexão inicial e proporcionando um espaço de confiança e troca. Esta atividade inicial é essencial para criar um vínculo entre os estudantes e para que, ao longo do curso, se sintam à vontade para participar e colaborar nas discussões e atividades.
· 2ª Aula: Apresentação dos Combinados da Disciplina -Na segunda aula, serão apresentados os combinados da disciplina, incluindo as orientações gerais sobre a quantidade de avaliações (que serão 3), suas respectivas formas de avaliação, e a explicação sobre recuperações e apresentação dos objetos de conhecimento do primeiro trimestre.
· Aula 3- Juventude, sexualidade e papéis sociais: A aula inicia com a problematização de situações do cotidiano juvenil relacionadas à sexualidade e aos papéis sociais de homens e mulheres, a partir de imagens, notícias ou postagens de redes sociais. Em seguida, desenvolve-se uma aula dialogada abordando a sexualidade e o gênero como construções sociais, discutindo processos de socialização e normas culturais. Os estudantes são organizados em grupos para analisar exemplos de como os papéis de gênero influenciam comportamentos, expectativas e oportunidades na escola, na família e na sociedade, socializando suas reflexões ao final.
· Aula 4: Protagonismo e narrativas sociais/
· Os estudantes analisam diferentes narrativas, documentos históricos, imagens de monumentos, textos e biografias que evidenciam o protagonismo feminino, da população LGBTQIAP+, das pessoas com deficiência/lesionadas, dos povos afro-brasileiros e dos povos originários, incluindo exemplos do contexto local e regional. A atividade é seguida por uma roda de conversa orientada, problematizando o apagamento histórico e as relações de poder na construção das narrativas sociais. A aula se encerra com a sistematização coletiva das ideias, relacionando protagonismo, desigualdade, resistência e reconhecimento social.
· Aula 5: Interseccionalidade e ações transformadoras-A aula é conduzida por uma explanação dialogada sobre interseccionalidade e racismo estrutural, relacionando gênero, etnia, classe, sexualidade, deficiência e nacionalidade. Na sequência, os estudantes participam de uma atividade em grupo para elaborar propostas de ações que possam modificar estruturas institucionais racistas e excludentes nos espaços de vivência, como a escola e a comunidade. As propostas são socializadas e debatidas coletivamente, valorizando o protagonismo juvenil e a aplicação dos conceitos sociológicos à realidade social.
Instrumento de avaliação
· Atividades escritas individuais e em grupo.
· Produções reflexivas.
· Debates e exposição de posicionamento sobre a temática.
Tempo de duração do plano
· 04 aulas
Referências
SANTA CATARINA. Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense: caderno 2. Secretaria de Estado da Educação. – Florianópolis: Gráfica Coan, 2021.
PNLD- Programa Nacional do Livro didático: VEDOVATE, Fernando Carlo, Coordenador. Sociologia em Movimento. -2ª ed. -São Paulo: Moderna 2016.
PLANO DE AULA 03
SOCIOLOGIA
DATA DA POSTAGEM - ATÉ 30/03
31/03/2026 á 29/04/2026
PLANO DE AULA 04
SOCIOLOGIA
DATA DA POSTAGEM - ATÉ 29/04
31/04/2026 á 29/05/2026
PLANO DE AULA 05
SOCIOLOGIA
DATA DA POSTAGEM - ATÉ 29/05
30/05/2026 á 29/06/2026
PLANO DE AULA 06
SOCIOLOGIA
DATA DA POSTAGEM - ATÉ 29/06
30/06/2026 á 22/07/2026
RECESSO
SOCIOLOGIA
SEM POSTAGEM
23/07/2026 á 02/08/2026
O docente deve registrar um período sem planejamento e nas observações colocar que:
"período de recesso dos alunos"
PLANO DE AULA 07
SOCIOLOGIA
DATA DA POSTAGEM - ATÉ 02/08
03/08/2026 á 01/09/2026
PLANO DE AULA 08
SOCIOLOGIA
DATA DA POSTAGEM - ATÉ 01/09
02/09/2026 á 01/10/2026
PLANO DE AULA 09
SOCIOLOGIA
DATA DA POSTAGEM - ATÉ 01/10
02/10/2026 á 31/10/2026
PLANO DE AULA 10
SOCIOLOGIA
DATA DA POSTAGEM - ATÉ 31/10
01/11/2026 á 30/11/2026
PLANO DE AULA 11
SOCIOLOGIA
DATA DA POSTAGEM - ATÉ 30/11
01/12/2026 á 18/12/2026