PÁGINA DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA
ATIVIDADES
RESPONDA EM SEU CADERNO:
Você se considera uma pessoa questionadora, isto é, que costuma levantar problemas ou dúvidas sobre as coisas
(explicações, normas, crenças etc.)?
Como reagem as pessoas (na escola, em casa, entre amigos) quando você expressa suas incertezas?
2. RESPONDA EM SEU CADERNO:
Tudo se submeterá ao exame da criança e nada se lhe enfiará na cabeça por simples autoridade e crédito. [...] Apresentem-se-lhe todos [os princípios] em sua diversidade e que ela escolha se puder. E se não o puder que fique na dúvida, pois só os loucos têm certeza absoluta em sua opinião. (MontaiGne, Ensaios, p. 77-78.)
Reflita sobre a proposta educativa contida nesse parágrafo da obra do filósofo francês Montaigne (1533-1592). Trata-se de uma proposta autoritária ou liberal? há espaço para a dúvida? O autor valoriza a certeza absoluta? A educação pode ser determinante na forma de pensar das pessoas? Exponha suas interpretações.
TRABALHO PARA ENTREGAR:
O ex-presidente dos Estados Unidos George W. Bush (entre 2001 e 2009) repetiu pronunciamentos como estes, encontrados na mídia, várias vezes durante seu governo: A inteligência reunida por este e outros governos não deixa dúvidas de que o regime do Iraque continua a possuir e a ocultar algumas das armas mais letais já feitas. Não há dúvida em minha mente de que Saddam Hussein é uma ameaça grave e crescente contra [os Estados Unidos da] América e o mundo.
Pesquise sobre esse momento recente da história política internacional. o que pode ter levado o ex-presidente estado-unidense a ter tanta certeza? houve suspensão do juízo e isenção nas investigações realizadas na época? Que lições você extrai desse episódio?
3. RESPONDA EM SEU CADERNO:
A primeira virtude do filósofo, dizia Platão, é o espanto (thaumázein, em grego), a curiosidade insaciável, a capacidade de admirar e problematizar as coisas. interprete essa afirmação, relacionando-a com o que você entendeu sobre “a importância de duvidar e perguntar” e “a atitude filosófica”.
O que quis dizer o filósofo espanhol Manuel García Morente (1886-1942) quando afirma que para filosofar é importante “puerilizar-se”, ter uma disposição infantil?
Analise as principais características da dúvida filosófica, buscando justificar a seguinte afirmação: “nem todo tipo de dúvida é filosófico”.
Que método utiliza a filosofia? Que regra básica não se deve esquecer para aprender a filosofar?
4. RESPONDA EM SEU CADERNO:
Certeza e consciência limpa Pol Pot, ao final de sua vida, declarou que estava seguro de ter uma consciência limpa. Mas deveria ter estado tão seguro? Não era evidentemente inadequada a confiança com que ele acreditava não ter sido responsável pela execução de tantos delitos? (HetHerinGton, ¡Filosofía! Una breve introducción a la metafísica y a la epistemología, p. 302; tradução nossa.)
Pesquise quem foi Pol Pot e o que realizou. Depois, discuta com um grupo de colegas sobre a questão levantada pelo autor nessa citação. Exponha sua opinião e escute as dos demais, argumente e contra-argumente. Enfim, troque ideias de maneira filosófica.
5. RESPONDA EM SEU CADERNO:
Desperdício de tempo Num livro do século XIX do anarquista russo Bakunin, Stalin sublinhou a seguinte frase: “não perca tempo duvidando de si mesmo, porque este é o maior desperdício de tempo jamais inventado pelo homem”. (VolkogonoV, Stalin: triunfo e tragédia, v. 1, p. 156.)
Pesquise quem foi Stalin e o que realizou. Depois, com base na biografia dele, elabore com um grupo de colegas algumas conjecturas sobre o que teria levado o líder soviético a sublinhar tal frase. Stalin teria aprovado ou desaprovado a frase de Bakunin?
6. RESPONDA EM SEU CADERNO:
Pare e observe o mundo e a si mesmo/mesma por um instante. o que você vê, sente, toca e ouve neste exato momento? Experimente duvidar de cada uma das sensações que está tendo e que parecem trazer o mundo externo para dentro de você. imagine que as cores, os sons, as formas não são realmente assim como você as percebe, que é tudo um grande engano, um sonho, um delírio.
Descreva essa experiência e suas suposições, relacionando-as com a dúvida cartesiana das ideias sensoriais.
7. RESPONDA EM SEU CADERNO:
Descartes concluiu que pensava e que, portanto, era “pelo menos” uma coisa que pensa. No entanto, essa conclusão não lhe permitia deduzir que existissem outras mentes, outras coisas pensantes como ele. Foi um momento solipsista de sua meditação. Solipsismo é esse estado de não saber com certeza se existe outra mente (ou sujeito pensante) além de si mesmo, além do eu. reflita sobre essa concepção.
RESPONDA EM SEU CADERNO:
Você consegue imaginar-se como uma mente sozinha, sendo que todo o resto, coisas e pessoas, é mera ilusão?
RESPONDA EM SEU CADERNO:
1. A atitude filosófica é comum na infância. O homem, quando é criança, questiona tudo e todos, mas, quando cresce, contenta-se com respostas prontas e acabadas. Para recuperar a atitude filosófica, o homem deve inspirar-se na infância e recomeçar a indagar. Esclareça com suas palavras por que a atitude filosófica constitui uma espécie de retorno a essa primeira infância.
2. Descreva quais os principais passos para se julgar adequadamente.
3. Explique com as suas palavras qual a diferença entre juízo de fato e juízo de valor.
4. A filosofia não tem um método exclusivo de investigação. Ela varia conforme a tradição filosófica a qual pertence o pensador. Mas existe um princípio ou regra básica que todo aquele que pretende filosofar deve seguir. Qual seria esse princípio?
5. Explique: por que nem todo tipo de dúvida é filosófico?
6. O questionamento busca ampliar horizontes mesmo que você não tenha intenção de se tornar um filósofo. Com ele, surge a quebra, o estranhamento. O que isso quer dizer?
7. A dúvida filosófica propicia um exercício fecundo da razão, pois nela se adota a suspensão do juízo. Esclareça: porque para filosofar precisamos suspender os juízos. Qual o fundamento deste método?
8. Esclareça porque a dúvida filosófica não é ociosa, vazia, fútil e meramente especulativa.
09. Você considera que só existem verdades provisórias, ou poderíamos dizer que algumas verdades são absolutas?
10. Uma pessoa pode duvidar de suas próprias dúvidas?