PÁGINA DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA
Tolerância religiosa
A tolerância religiosa é um valor importante das sociedades contemporâneas ocidentais. Grande parte dos países possui leis que defendem a liberdade de culto, que inclusive consta da Declaração universal dos Direitos Humanos.
O que significa tolerância religiosa?
Por que ela é valorizada hoje?
As sociedades sempre tiveram liberdade de culto?
Você acha que sobre religião não se discute? Por quê?
Em que a religião é diferente de outros temas? Ou não é?
Reúna-se com colegas para debater essas questões.
RESPONDA NO CADERNO:
Reflita sobre o valor das boas obras, independentemente da questão religiosa. quanta importância você dá para as ações das pessoas? Você entende que alguém que procura agir sempre corretamente e realizar boas obras, como ajudar os mais necessitados, cresce como ser humano, torna-se um ser melhor? ou você crê que as ações são apenas uma expressão do que a pessoa já é e tem, que as pessoas não mudam com suas ações, sejam elas boas ou más?
RESPONDA NO CADERNO-2
1. Em que consistiu a filosofia patrística? qual era seu objetivo?
2. Explique a relação que agostinho estabelece entre corpo e espírito.
3. Que papel tem a vontade humana no pensamento agostiniano?
4. De que maneira o conceito de graça divina, defendido por agostinho, rompe com a ética pagã?
RESPONDA NO CADERNO-3
As últimas décadas, deparando com a complexa “engenhosidade” da natureza e do cosmo, diversos cientistas (físicos, químicos, biólogos etc.) têm colocado em dúvida, cada um a seu modo, o entendimento predominante no mundo da ciência de que o universo e toda a vida são o resultado de um acaso materialista.
Haveria uma inteligência, consciência ou intencionalidade por detrás de tudo o que existe? Pesquise sobre o tema e comente a respeito.
ANÁLISE E ENTENDIMENTO
1. Em que contexto histórico desenvolveu-se a escolástica?
2. Explique a chamada “questão dos universais”. qual posição você adotaria nessa discussão? Justifique.
3. Inserida no movimento escolástico, a filosofia de Tomás de Aquino já nasce com objetivos preestabelecidos: não contrariar a fé. Explique essa afirmação e ilustre com pelo menos um exemplo do texto.
4. Qual é a diferença, estabelecida por Tomás de Aquino, entre ser em geral e ser pleno?
5. Santo Tomás de Aquino elaborou cinco provas para demonstrar racionalmente a existência de Deus. reveja cada uma delas. qual seria, para você, a prova que apresenta a melhor argumentação? E a mais fraca? Justifique e defenda a sua opinião diante da classe.