PÁGINA DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA
SOCIEDADE, POLÍTICA E CULTURA
O Brasil é reconhecido por ser um país multicultural. Isso significa que crenças, conhecimentos e costumes de diferentes grupos étnicos, religiosos e regionais coexistem em constante interação, contribuindo para a formação da cultura brasileira e da identidade de cada um de nós. Além de expressões artísticas, como música, dança, cinema, moda e literatura, a cultura se expressa por meio das línguas, dos hábitos alimentares, das produções materiais e imateriais e dos modos de vida estabelecidos em cada sociedade. Falar sobre cultura envolve não só a sociedade, mas também a política. Ao mesmo tempo que a cultura pode promover mudanças sociais e políticas, a política depende da cultura, marcada por normas e valores, para exercer seu poder e contribuir para a formação das identidades dos grupos sociais.
A unidade “Sociedade, política e cultura” está presente nos quatro volumes desta coleção de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Confira, no quadro a seguir, os capítulos de cada componente que contribuem para a abordagem da temática desta unidade.
Jovem praticando breaking, estilo de dança urbana, na capital de São Paulo. Fotografia de 2023.
NA PRÁTICA
As culturas juvenis se manifestam por meio de práticas, comportamentos, interesses, crenças e linguagens que expressam o pertencimento dos jovens a determinados grupos, os quais, por sua vez, estão inseridos em contextos culturais, históricos e geográficos específicos. A visão sobre as juventudes não pode ser homogênea, pois elas devem ser reconhecidas com base em sua diversidade. Afinal, há múltiplas formas de ser jovem. Por isso, deve-se pensar na ideia de “juventudes”, no plural.
A multiplicidade de experiências, identidades e contextos vivenciados pelos jovens é um importante motor para transformações, capaz de alterar os rumos sociais, econômicos e políticos.
Por isso, é fundamental que os jovens possam produzir e expressar suas subjetividades e manifestações culturais com liberdade. E você, já se sentiu livre para vivenciar essa etapa tão importante da vida?
Jovens indígenas da etnia Kalapalo jogando futebol em aldeia localizada no Parque Indígena do Xingu, em Querência, no estado de Mato Grosso. Fotografia de 2023.
1. Quais são as culturas juvenis que existem no município onde você vive? Quais tipos de linguagem elas utilizam?
2. Você se identifica com alguma(s) delas? Qual (is) e por quê?
3. O processo de construção das culturas juvenis pode, eventualmente, envolver certo estranhamento por parte de gerações que não se adaptaram a novas formas de ser e estar no mundo. Você percebe a ocorrência de preconceitos contra as culturas juvenis? Se sim, debata com os colegas formas de desconstrução desses preconceitos.