PÁGINA DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA
SOCIEDADE, POLÍTICA E CULTURA
O Brasil é reconhecido por ser um país multicultural. Isso significa que crenças, conhecimentos e costumes de diferentes grupos étnicos, religiosos e regionais coexistem em constante tensão e interação, contribuindo para a formação da cultura brasileira e da identidade de cada um de nós. Além de expressões artísticas, como música, dança, cinema, moda e literatura, a cultura se expressa por meio das línguas, das produções materiais e imateriais e dos modos de vida estabelecidos em cada sociedade. A cultura também influencia a forma como a política é praticada. Ao mesmo tempo que a cultura pode promover mudanças sociais e políticas, a política depende da cultura para exercer seu poder e contribuir para a formação das identidades dos grupos sociais.
Bumba meu boi em São Luís, Maranhão. Fotografia de 2022. Registrado como patrimônio cultural imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o bumba meu boi funde devoção aos santos juninos, crenças em divindades de cultos de matriz africana e cosmogonia indígena da região.
A unidade “Sociedade, política e cultura” está presente nos quatro volumes desta coleção de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Confira, no quadro a seguir, os capítulos de cada componente que contribuem para a abordagem da temática dessa unidade.
NA PRÁTICA
Você sabe explicar o que é sociedade? Esse conceito é amplamente discutido nas ciências humanas e é entendido de forma complexa. De maneira geral, é possível definir sociedade como o conjunto de pessoas que habitam determinado território e compartilham uma estrutura de relações sociais e culturais. Essa estrutura inclui normas, leis, valores, tradições, práticas, hábitos, costumes, modos de vida e instituições que facilitam a organização e a convivência. Você consegue identificar características da sociedade brasileira?
Vista aérea da Aldeia Indígena Aiha, da etnia Kalapalo, no município de Querência, Mato Grosso. Fotografia de 2022. Alguns aspectos da estrutura social e cultural da comunidade indígena Kalapalo podem ser estudados pela forma de organização espacial da aldeia.
1. Em sua opinião, quais são as motivações que nos levam a viver em sociedade?
2. Com base na definição de sociedade apresentada, seria pertinente questionar a possibilidade de os seres humanos viverem fora de uma estrutura social e cultural organizada? Como seria a vida se vivêssemos isoladamente, sem convivência com os demais?
3. Se os indivíduos de uma mesma sociedade compartilham uma mesma estrutura de relações sociais e culturais, por que pode haver conflitos entre eles? O que é preciso para viver coletivamente de forma harmoniosa? Debata com seus colegas essas questões.