PÁGINA DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA
Jogo do senso comum
TESTE O SEU CONHECIMENTO NA DISCIPLINA!
O objetivo do jogo é comentar uma frase usada no cotidiano e analisá-la sob a perspectiva da disciplina Sociologia, de modo a revelar os problemas da frase: preconceitos ou inadequações com relação àquilo que pretende explicar, por exemplo. É como o jogo dos setes erros! Só que aqui você identifica numa frase que usamos no dia a dia o que não parece fazer sentido.
Como jogar:
1. Organize-se em grupos com os seus colegas e, juntos, façam um círculo para que todos possam ser vistos e interagir. Cartões contendo frases de uso cotidiano serão distribuídos e deverão ser lidos e analisados durante o jogo.
2. A cada rodada, um grupo de colegas será escolhido por sorteio para ser o “Grupo Juiz”. Este é o grupo que vai ler a frase da rodada. O Grupo Juiz deverá ler um dos cartões e indicar qual o grupo que analisará a frase lida.
3. O grupo indicado deverá comentar a frase lida e
identificar em que aspecto ela pode ser criticada. Este grupo indicará o próximo grupo (exceto o Grupo Juiz) para elaborar uma nova análise, até que todos tenham comentado a frase. Cada comentário deve ser feito em no máximo dois minutos. Não é permitido somente concordar com o comentário de um grupo anterior.
4. A cada análise feita, o Grupo Juiz anota as principais ideias apresentadas e ao final decide pela melhor análise da frase, de modo a pontuar o grupo que a elaborou.
Somente um grupo pontua a cada rodada. A decisão do Grupo Juiz deve ser justificada e o(a) professor(a) irá intervir fazendo novas perguntas ou apresentando novas perspectivas para contribuir com a análise.
5. O grupo vencedor da rodada anterior poderá “pular a vez”, mas será punido em um ponto.
6. A cada duas rodadas o mediador – que pode ser o(a) professor(a) – sorteia algum grupo que irá para a “pausa”, caso em que fica impedido de participar da rodada e de pontuar.
7. Vence o jogo o grupo que tiver maior pontuação após todas as frases terem sido lidas e analisadas.
Civilization V (2K Games, 2010)
QUAL A SUA CIVILIZAÇÃO?
Este é um jogo de estratégia por turnos onde o jogador assume o papel de um líder político de uma civilização à sua escolha e o seu objetivo é conduzir a sociedade que se forma até a prosperidade. Você deve alcançar esse objetivo através do desenvolvimento econômico e cultural de sua civilização.
Como jogar:
1. Organize-se em grupos com os seus colegas. Baixe a versão demo do jogo em http://goo.gl/EttTXN
(em “Baixar demonstração”). Você pode rodar o jogo num PC. Cada grupo deve adotar uma civilização diferente.
2. Os grupos devem manter um relatório com informações sobre a sua civilização ao longo do período do jogo e o resultado da partida.
3. Os grupos devem jogar por um número de turnos recomendado pelo(a) professor(a). Recomendamos que sejam no mínimo 200 turnos em função do ritmo do jogo.
4. Os temas para cada grupo, que irão ser abordados nos trabalhos escritos, serão escolhidos por sorteio. Como sugestão: (a) pobreza e distribuição de recursos; (b) guerra e paz; (c) relações entre culturas diferentes; (d) cultura e religião.
5. Uma redação deve ser escrita apresentando, a partir da simulação, discussão do tema sorteado para o grupo. Na redação, o grupo também deve comparar o jogo com a realidade.
6. Os grupos apresentarão os resultados para toda a turma e uma discussão para cada um dos temas deverá ocorrer.