PÁGINA DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA
APRENDENDO COM JOGOS
O Cortiço
(Virtual Educação, Cultura e Comunicação/ Fundação Telefônica, 2013)
UM ESPAÇO PRA CHAMAR DE SEU
O objetivo do jogador é construir um cortiço e acumular recursos da exploração dos trabalhadores. O jogo é baseado na obra O Cortiço, de Aluísio Azevedo, publicado em livro em 1890, e permite compreender aspectos do processo de urbanização de uma sociedade que experimentava a passagem do trabalho escravo para o trabalho assalariado, quando capitalistas emergentes tiveram oportunidades de exploração acentuada dos trabalhadores urbanos, não raro pelo domínio de suas condições de moradia e de vida. O livro também é uma narrativa sobre o nascimento das favelas cariocas, sob o olhar do autor do romance. No romance O Cortiço, assim como no jogo, acompanhamos os confl itos relacionados às condições de vida tanto quanto relativas ao trabalho assalariado, como podemos conhecer também as tensões entre certos valores, aristocráticos e campesinos, e outros, contextualizados na dinâmica emergente do aglomerado urbano.
Como jogar:
1. Jogue em http://www.livroegame.com.br/
2. Após leitura e discussão do capítulo 17, inicie a atividade descrita a seguir.
3. Na primeira aula, leia e comente trechos do romance O Cortiço, em sala de aula, enquanto
trava uma conversação com seus colegas a respeito
das questões envolvidas, sobretudo sobre a questão da urbanização.
4. Na segunda aula: organize-se em grupos com os colegas e joguem o jogo em grupo, explorando o site do livro-game e trechos da obra. Leiam a HQ disponível e anotem todas as informações que julgarem mais importantes.
5. Anotem, principalmente, os resultados financeiros finais da contabilidade do personagem principal, o dono do cortiço (papel que o grupo assume ao jogar).
6. Na terceira aula: relatem as suas anotações, comentem as suas impressões e reflexões, exponham
as finanças do dono do cortiço ao final de suas partidas e, finalmente, respondam como foi possível
o enriquecimento do dono do cortiço não fosse a exploração do trabalho e o controle das condições de vida e moradia dos trabalhadores moradores do cortiço.
7. Na quarta aula: individualmente, faça pesquisas na internet e, junto aos vizinhos mais antigos de seu bairro em busca de imagens antigas de sua cidade e junto com toda a classe, organize uma exposição em sua escola.