PÁGINA DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA
1 – (ENEM, 2011)
As migrações transnacionais, intensificadas e generalizadas nas últimas décadas do século XX, expressam aspectos particularmente importantes da problemática racial, visto como dilema também mundial. Deslocam-se indivíduos, famílias e coletividades para lugares próximos e distantes, envolvendo mudanças mais ou menos drásticas nas condições de vida e trabalho, em padrões e valores socioculturais. Deslocam-se para sociedades semelhantes ou radicalmente distintas, algumas vezes compreendendo culturas ou mesmo civilizações totalmente diversas.
A mobilidade populacional da segunda metade do século XX teve um papel importante na formação social e econômica de diversos estados nacionais. Uma razão para os movimentos migratórios nas últimas décadas e uma política migratória atual dos países desenvolvidos são:
(A) a busca de oportunidades de trabalho e o aumento de barreiras contra a imigração.
(B) a necessidade da qualificação profissional e a abertura das fronteiras para os imigrantes.
(C) o desenvolvimento de projetos de pesquisa e acautelamento dos bens dos imigrantes.
(D) a expansão da fronteira agrícola e a expulsão dos imigrantes qualificados.
(E) a fuga decorrente de conflitos políticos e fortalecimento de políticas sociais.
2 – (ENEM, 2009)
Além dos inúmeros eletrodomésticos e bens eletrônicos, o automóvel produzido pela indústria fordista promoveu, a partir dos anos 50, mudanças significativas no modo de vida dos consumidores e também na habitação e nas cidades. Com a massifi cação do consumo dos bens modernos, dos eletroeletrônicos e também do automóvel, mudaram radicalmente o modo de vida, os valores, a cultura e o conjunto do ambiente construído. Da ocupação do solo urbano até o interior da moradia, a transformação foi profunda.
MARICATO, E.
Urbanismo na periferia do mundo globalizado:
metrópoles brasileiras.
Disponível em: http://www.scielo.br.
Acesso em: 12 ago. 2009 (adaptado).
Uma das consequências das inovações tecnológicas das últimas décadas, que determinaram diferentes formas de uso e ocupação do espaço geográfico, é a instituição das chamadas cidades globais, que se caracterizam por:
(A) possuírem o mesmo nível de influência no cenário mundial.
(B) fortalecerem os laços de cidadania e solidariedade entre os membros das diversas comunidades.
(C) constituírem um passo importante para a diminuição das desigualdades sociais causadas pela polarização social e pela segregação urbana.
(D) terem sido diretamente impactadas pelo processo de internacionalização da economia, desencadeado a partir do fi nal dos anos 1970.
(E) terem sua origem diretamente relacionada ao processo de colonização ocidental do século XIX.