PÁGINA DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA
APRENDENDO COM JOGOS
Civilization V (2K Games, 2010)
O ESTADO SOMOS NÓS: UMA DEMOCRACIA
SIMULADA
Você teve a oportunidade de conhecer esse jogo, que foi apresentado no capítulo 1: Civilization V é um jogo de estratégia por turnos onde o jogador assume o papel de um líder político de uma civilização à sua escolha e seu objetivo é conduzir a sociedade que se forma à prosperidade. O jogador deve alcançar esse objetivo através do desenvolvimento econômico e cultural. Você criará sua civilização novamente do zero, contando com a experiência anterior. Mas agora você fará isso junto com toda a classe! E através de um processo democrático e participativo. O objetivo do jogo é manter a civilização da turma no primeiro lugar em pontuação do jogo. O objetivo da atividade é experimentar os procedimentos democráticos em sala de aula.
Como jogar:
1. Organize-se em “grupos políticos”. Todos os participantes serão políticos e os grupos serão representantes de interesses diferenciados da sociedade fictícia que irão criar. Inclusive, podem se dividir em “partidos”. Deixem a criatividade solta! Criem partidos diferentes que irão compor o “Congresso” e não se esqueçam que em uma sociedade democrática há distintos interesses em conflito num congresso! Vocês podem utilizar as três principais possibilidades de vitória do jogo para dividirem os interesses: cultura, tecnologia e desenvolvimento militar. Criem também uma equipe econômica que será a responsável por dar sugestões sobre investimentos e gastos. O congresso e a equipe econômica serão compostas por representantes de todos os partidos.
2. Ao criarem a civilização da turma, façam uma votação inicial para decidir qual será a tecnologia a ser pesquisada e o que será construído na capital. Para fazer as votações de maneira ágil, não há necessidade de fazer votos secretos. Utilize a velha técnica do “levante a mão quem quer...”. Deve ser garantido um tempo antes das votações, para que os partidos negociem e os colegas possam convencer uns aos outros de suas propostas.
3. À medida que as construções e pesquisas terminarem no jogo, a turma deve fazer novas votações para decidir qual será o próximo passo.
4. As relações diplomáticas também devem ser decididas em grupo a partir de votação. Elas incluem
estabelecer relações diplomáticas e comerciais com
outras civilizações controladas pelo computador. A decisão de entrar em uma guerra também deve ser proposta e votada em assembleia.
5. À medida que novas cidades são criadas, elas podem ser entregues a grupos de colegas que terão autonomia na administração da mesma. Não precisa ser para um “partido” necessariamente e isso pode ser decidido pela assembleia. Apenas as decisões referentes às construções que são feitas na cidade Capital da civilização devem ir para a assembleia e nela serem decididas.
6. Se houver mais de uma turma do mesmo ano cursando a disciplina, pode-se organizar uma competição e ao final do prazo combinado (no mínimo 200 turnos) a turma que tiver a melhor pontuação no jogo será a vencedora.
7. Ao fim da atividade, escrevam trabalhos individuais contando as suas experiências como “políticos”. Comparem as suas experiências com o que aprenderam na disciplina e com suas ideias sobre o funcionamento da política.
8. Organizem um debate na escola sobre “democracia
e neoliberalismo”. (Dica: leiam o Capítulo 10)