PÁGINA DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA
CABRA MARCADO PARA MORRER
FICHA TÉCNICA:
Direção: Eduardo Coutinho
Elenco: Elisabeth Teixeira e
família, João Virgínio da Silva e
os habitantes do Engenho Galileia
(Pernambuco).
Narração de Ferreira Gullar, Tite
Lemos e Eduardo Coutinho
Duração: 119 min.
(Brasil, 1964/1984)
SINOPSE:
A produção do documentário Cabra Marcado Para Morrer foi iniciada em fevereiro de 1964. O objetivo era contar a história política do líder da Liga Camponesa de Sapé (Paraíba), João Pedro Teixeira, assassinado em 1962. No entanto, as filmagens foram interrompidas com o golpe de 31 de março, com as forças militares cercando o Engenho Galileia. Na década de 1980, durante o processo de redemocratização do país, o diretor Eduardo Coutinho retoma e conclui a filmagem.
TERRA PARA ROSE (Brasil, 1987). Direção: Tetê Moraes. Duração: 84 min.
Documentário que retrata a história de Rose, agricultora sem-terra que, com outras 1.500 famílias, participou da primeira grande ocupação de uma terra improdutiva, a fazenda Annoni, no Rio Grande do Sul, em 1985. O filme aborda a questão da reforma agrária no Brasil, no período de transição pós-regime militar.
O VENENO ESTÁ NA MESA (Brasil, 2011). Direção: Silvio Tendler. Duração: 50 min.
Documentário que denuncia o modelo baseado no agronegócio e de que forma ele substitui a agricultura tradicional, atacando a fertilidade do solo, os mananciais de água e a biodiversidade, contaminando os alimentos produzidos. O filme pode ser assistido no YouTube.